Suspeito de participar da morte de policial penal em Fortaleza é preso na Paraíba

Mais um suspeito de participar do assassinato do policial penal José Wendesom Rodrigues de Lima, no Centro de Fortaleza, no último mês de janeiro, foi preso. Rafael Brasil da Silva, conhecido como 'Rafinha', foi capturado em Cabedelo, no Estado da Paraíba, na noite da última quinta-feira (6). Quatro suspeitos já haviam sido detidos e outros três morreram em ações policiais.

A prisão foi divulgada inicialmente pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB), que contribuiu na captura com a Polícia Civil do Ceará (PCCE). Segundo a PCPB, 'Rafinha' tinha dois mandados de prisão em aberto e foi localizado no bairro Ponta de Campina.

Conforme a publicação, após a morte do policial penal em Fortaleza, "Rafael fugiu para a Paraíba. Ao ser preso em Cabedelo, ele tentou ludibriar as equipes policiais, apresentando um documento de identificação falso". Ele foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso.

'Rafinha', natural de Manaus (Amazonas), estaria em um veículo utilizado no apoio da ação criminosa que vitimou o policial penal José Wendesom. A PCCE divulgou que a investigação foi conduzida pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (11ª DHPP), com apoio do Núcleo de Inteligência do DHPP e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil.

Suspeitos presos e mortos

O assassinato do policial penal no exercício da função causou comoção e revolta na Polícia e na população cearense. Uma força-tarefa, formada pelas polícias Civil, Militar e Penal, iniciou as buscas pelos criminosos que tiveram participação direta e indireta no crime.

Logo após o crime, Isaac Lucas Oliveira de Azevedo, de 29 anos, natural do Pará, foi preso em uma pousada, no Centro de Fortaleza. Com ele, foram apreendidos 10 kg de cocaína, 15 gramas de maconha, 400 munições de fuzil calibre 5.56, 100 munições calibre 380 e 60 munições calibre 9 milímetros foram apreendidas. O suspeito foi conduzido para a sede do DHPP, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ou porte de arma de fogo (ele não teria participado diretamente do homicídio).

Nonato Lopes dos Santos, 31, natural do Amazonas, também foi detido no Centro de Fortaleza, poucos minutos depois. Com o suspeito, foram apreendidas caixas de munições e uma pistola calibre 9mm com numeração raspada. Ele foi autuado por porte ou posse ilegal de arma de fogo (também não teria participação direta do homicídio).

A terceira prisão ocorreu no bairro Bonsucesso, também na capital cearense, ainda na noite de 28 de janeiro. James Heyller Gola Souza, conhecido como 'Lorim Dinamite', natural do Pará, foi abordado na posse do veículo utilizado na morte do policial, o qual ele estaria dirigindo. Ele foi autuado em flagrante por homicídio e o automóvel foi apreendido.

Já Will Pessoa da Silva, 25, também natural do Pará, foi preso em um flat na Avenida Beira Mar, na manhã de 29 de janeiro. Ele seria um dos atiradores do ataque criminoso aos policiais penais, motivo pelo qual foi autuado em flagrante por homicídio. Na ação criminosa, Will também foi baleado. O suspeito foi levado pelos comparsas para o bairro Moura Brasil, onde foi atendido por uma enfermeira moradora da região.

Fonte: DN

Compartilhe com os amigos!