Um marco histórico para as Forças de Segurança do Ceará. Nesta segunda-feira (26), o governador Elmano de Freitas comandou a solenidade de entrega das primeiras 58 viaturas com blindagem para a Polícia Militar. O momento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O lote faz parte de um total de 136 veículos que serão colocados à disposição dos profissionais. Os veículos serão utilizados, inicialmente, na Capital e na Região Metropolitana.
“Nós realizamos investimentos muito importantes para a segurança pública, com o mais importante deles: o ser humano. O sistema de metas conta com a participação de todas as forças de segurança. Hoje, estamos entregando viaturas com blindagem. Meu objetivo é que todas as viaturas possuam blindagem. Precisamos dar aos nossos profissionais o máximo de condições no combate ao crime”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A chegada das 58 viaturas significa um aporte superior a R$ 10,6 milhões. O lote completo, com 136 veículos, conta com investimento de R$ 24,9 milhões. A verba é dividida entre Governo do Ceará e Fundo Nacional de Segurança Pública.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, comemorou a chegada dos veículos para o dia a dia dos policiais militares. “Precisamos seguir protegendo e valorizando cada vez mais os nossos servidores. Temos o dever de que eles saiam com a maior segurança possível. Parabéns ao nosso governador e parabéns aos nossos servidores por essa conquista histórica com a blindagem das viaturas”, disse. Com os veículos entregues nesta segunda-feira, já são 1.081 novas viaturas disponibilizadas desde 2023, sendo 671 somente para a PMCE.
Ainda durante essa segunda-feira (26), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou de uma reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). Na ocasião, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, apresentou os resultados dos indicadores criminais e a produtividade das Forças de Segurança durante o ano de 2025. Os participantes também debateram sobre novas estratégias para o ano de 2026.
O Coesi conta com as participações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp); Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização; Procuradoria-Geral do Estado; Tribunal de Justiça; Assembleia Legislativa; Ministério Público do Estado; Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Também na reunião, o governador anunciou a construção de quatro unidades prisionais, totalizando cinco mil novas vagas. A medida faz parte do termo de compromisso assinado entre Governo do Ceará, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.