Um dos suspeitos de determinar a expulsão de moradores de casa do distrito de Uiraponga, no município de Morada Nova, a 167,62 quilômetros de Fortaleza, foi preso na manhã desta segunda-feira, 28. A prisão aconteceu pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) em São Paulo.
Identificado como José Witals da Silva Nazario, 25, ele teria ordenado a expulsão de alguns moradores da região após uma briga das facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Terceiro Comando Puro (TCP) pelo domínio territorial do local.
Como O POVO mostrou anteriormente, o conflito no local iniciou após uma ruptura entre antigos aliados: Gilberto de Oliveira Cazuza, o “Gilberto Mingau”, de 35 anos, que integra a lista de Mais Procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e José Witals da Silva Nazário, o “Playboy”.
Gilberto chegou a integrar a Guardiões do Estado (GDE), mas rompeu com a facção e, hoje, pertence ao Terceiro Comando Puro (TCP). Conforme a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Witals era um dos subordinados de Gilberto, mas, após deixar a prisão em setembro de 2024, ele decidiu abandonar o grupo.
Witals teria resolvido permanecer na GDE e buscar o apoio de outros criminosos rivais de Gilberto Mingau, de forma a disputar o domínio de regiões do Vale do Jaguaribe, principalmente, Uiraponga. Assim, ele teria passado a ameaçar pessoas que, supostamente, seriam ligadas a Gilberto Mingau.
De acordo com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), desde o início das ameaças ocorridas em Uiraponga, as forças de segurança vêm realizando ações ostensivas, com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), e investigativas, com a PCCE, para identificar e prender tanto os mandantes quanto os executores dos crimes.
Fonte: O Povo