Foi lido no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na sessão desta quinta-feira (6), o projeto de lei que propõe um aumento nos vencimentos de servidores públicos e militares estaduais. A proposta, assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT), prevê um reajuste de 5,83%, a ser aplicado em duas fases.
De acordo com o texto de autoria do Palácio da Abolição, a majoração deverá ser de 4,83%, retroativo a 1º de janeiro de 2025. E, depois, em 1º de setembro, deverá ser aplicado mais 1%.
Ambos os percentuais de reajuste, explicou o documento enviado à Assembleia Legislativa, consideram a remuneração do mês de dezembro do ano passado como base de incidência.
Pelo que explicou a mensagem que acompanha a proposição, o percentual inicial visa uma recomposição de perdas devido à inflação do último ano, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), já o outro prevê a implementação de um aumento real dos salários.
A proposição pode beneficiar também os servidores temporários de diversas pastas, os pensionistas e aqueles que são aposentados do Poder Executivo, além dos militares estaduais da reserva e reformados.
O Governo do Ceará contabilizou que, ao todo, podem ser impactados pela medida de revisão geral que passou a tramitar na Alece cerca de 180 mil pessoas.
Fonte: DN