Setembro Amarelo: Mês de enfrentamento ao suicídio

Assim como nos outros anos, a Aspramece está aderindo a campanha Setembro Amarelo, porque entendemos que a questão mental é um dos grande problemas que assola a sociedade atualmente, especialmente os profissionais de segurança pública, que são umas das profissões onde mais ocorrem suicídios no país.

Há anos a Aspramece destaca o problema da questão Biopsicossocial dos militares estaduais, e de como isso afeta em diversas esfera a atuação desses profissionais, então mais do que nunca entendemos a importância dessa data.

Origem do Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Compartilhe com os amigos!