Comunidade no Sertão Cearense Abraça Projeto de “Recaatingamento” e “Artesanato Sustentável”

Com apoio da ASPRAMECE e do IBPSON, moradores de Caldeirão, em Mombaça, iniciam uma jornada para tornar o sertão mais verde e promover geração de renda local. Neste mês de novembro, que se encerra, a comunidade de Caldeirão, em Mombaça — CE, recebeu uma visita muito especial. Ao lado da diretoria do IBPSON (Instituto Brasileiro para Proteção Social da Pessoa e da Natureza Meio Ambiente), a ASPRAMECE foi até o local com um objetivo: discutir com moradores, lideranças e simpatizantes um projeto de “Recaatingamento”, que, em linguagem mais simples, é “devolver vida à Caatinga” ou “plantar árvores no roçado”.

O termo, escolhido com cuidado, reflete a missão de recuperar o bioma da Caatinga com mudas de plantas nativas, tornando a paisagem mais verde e resistente às secas no futuro. O que se espera, com o passar do tempo, é que possamos ter, na Caatinga, “serrapilheira”: camada de material orgânico acumulado sobre o solo, composta por folhas mortas, galhos caídos, cascas de árvores, frutos, sementes e, quando houver, restos de animais em decomposição.

0203

Além disso, a ideia foi ainda mais enriquecida com a proposta de desenvolver, junto com as mulheres da região, artesanatos sustentáveis — como colchas, mantas e tapetes feitos de retalhos industriais, o famoso “fuxico”. Assim, além de contribuir com o meio ambiente, o projeto pode gerar renda e qualidade de vida para as famílias.

A ASPRAMECE e o IBPSON saíram de Caldeirão, Mombaça, com a certeza de que, com o apoio da comunidade, o sertão pode, sim, se tornar mais verde e sustentável. E essa foi só a primeira missão!

A recepção foi calorosa e a adesão imediata, com a comunidade entusiasmada em participar dessa iniciativa ambiental. A ASPRAMECE agradece a todas as pessoas presentes, em especial a Auxiliadora, Aldenira e Roberto.

Compartilhe com os amigos!