Setembro Amarelo: Mês de conscientização sobre questão do Suicídio

E importante lembrar que o mês de Setembro e importante para conscientização em relação a questão do Suicídio, principalmente em uma área como a de nossa atuação, os policiais militares por exemplo, tem 4 vezes mais chances de cometer suicídio do que qualquer outra profissão.

Há anos a Aspramece destaca o problema da questão Biopsicossocial dos militares estaduais, e de como isso afeta em diversas esfera a atuação desses profissionais, então mais do que nunca entendemos a importância dessa data.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Compartilhe com os amigos!