Uma comissão do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) foi recebida na última quarta-feira (21) no Palácio da Abolição para discutir a campanha salarial de 2024 com o secretário de Articulação Política, Waldemir Castanho. O encontro foi resultado das mobilizações do último ato na ALECE
Sem apresentar algum índice, justificando a indefinição da arrecadação do Estado no ano de 2024, a comissão exigiu a indicação de uma data para o anuncio do reajuste salarial, destaca-se, acima da inflação.
Em razão do balancete econômico bimestral, o dia 2 de abril ficou definido como data em que o Governo apresentará o índice acima da inflação, quando os sindicatos poderão retornar às suas bases para avaliar e em conjunto com o FUASPEC deliberar a proposta apresentada.
O Fuaspec também destacou que não terá acordo com parcelamento e tampouco dispensará atenção à data base, o que incidirá retroação à 1° de janeiro de 2024. Importa destacar que o Governo reconhece que há perdas salarial e que haverá recomposição salarial.
Em relação ao processo de ascensões, o secretário Catanho encaminhará à titular da Seplag, Sandra Machado, o pedido para que ela faça um panorama geral com o impacto financeiro da implantação, a fim de elaborar uma programação financeira e cronológica para as ascensões.
O Fuaspec mais uma vez cobrou a correção monetária das diárias, a revogação da taxação dos aposentados e a realização de concursos públicos, assuntos que serão retomados na MENP Geral.