Receita Federal divulga orientações sobre transição para CBS e IBS a partir de 2026

A Receita Federal divulgou novas orientações sobre a transição para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributos que passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026 como parte da reforma tributária do consumo. O comunicado integra um conjunto de medidas preparatórias para a implementação do novo modelo de tributação no país.

O processo de transição será conduzido em conjunto com o Comitê Gestor do IBS e prevê uma fase inicial de adaptação, tanto por parte da administração tributária quanto de empresas e contribuintes. Nesse período, será necessário ajustar sistemas, rotinas de apuração e obrigações acessórias, garantindo maior segurança jurídica durante a mudança do atual sistema para o novo formato.

A reforma tributária tem como principais objetivos a simplificação do sistema, a redução da cumulatividade e o aumento da transparência na cobrança de impostos sobre o consumo. Apesar dos avanços propostos, a Receita Federal destaca que o período de transição exigirá atenção redobrada, planejamento e acompanhamento contínuo das normas que ainda serão regulamentadas.

A orientação é que empresas, profissionais da área contábil e contribuintes em geral acompanhem as atualizações oficiais e se preparem desde já para as mudanças previstas. Mais detalhes sobre o processo de implantação da CBS e do IBS vocês podem acompanhar em nosso canal do YouTube.

Segue o link:

 

Compartilhe com os amigos!