O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou que o governo estadual trabalha para que todas as viaturas da polícia sejam blindadas no estado, como parte da estratégia de enfrentamento ao crime organizado e de proteção aos agentes de segurança. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (16), durante entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza.
Segundo o governador, as primeiras viaturas blindadas da Polícia Militar começam a chegar ainda neste mês. “Agora em dezembro, se Deus quiser, começam a chegar as primeiras viaturas blindadas da Polícia Militar do Ceará. Eu quero deixar as viaturas da polícia todas blindadas, para o policial ter as condições ideais para enfrentar essa bandidagem no Ceará”, disse ele.
O chefe do Executivo estadual ressaltou que a medida integra um conjunto mais amplo de investimentos na segurança pública, que inclui reforço no efetivo, melhoria de equipamentos e endurecimento das ações contra facções criminosas. De acordo com o governador, mais de 3 mil profissionais já foram contratados para as forças de segurança do estado, além da realização de concursos para a Polícia Militar e para a Polícia Civil.
Durante a entrevista, Elmano destacou números relacionados ao combate ao crime. Segundo ele, a população carcerária do Ceará passou de 21 mil para 25 mil presos, houve aumento de 100% nas prisões de faccionados e crescimento de 40% nas prisões por homicídio. Para o governador, esses dados refletem a orientação dada às forças policiais para intensificar o enfrentamento ao crime organizado. “Enquanto tiver gente ameaçando o nosso povo e não deixando o nosso povo viver em paz e tranquilidade, minha ordem é aumentar a força da polícia”, afirmou.
O chefe do Executivo estadual voltou a defender a aprovação da Lei Antifacção, em tramitação no Congresso Nacional. Ele argumentou que a legislação atual é insuficiente para lidar com ameaças feitas por integrantes de organizações criminosas contra comerciantes e moradores. “Nós precisamos ter a condição de, sabendo disso, prender esse indivíduo e que ele fique preso por muito tempo”, declarou.