A Aspramece foi fundada a mais de duas décadas atrás (23 anos), no dia 10 de março de 2001 pelo policial militar P. Queiroz. Na época a categoria cearense, de policiais militares e bombeiros militares, ansiava por uma representatividade associativa aos moldes da orientação constitucional, que pudesse tira-los daquela condição desumana qual eram submetidos.
No começo essa caminhada não foi fácil a aceitação pelos gestores; que inclusive, ordenaram para que fosse dissolvida a associação.
"Não concordei! Foram dias difíceis, mas na vanguarda das mudanças muitas coisas evoluíram como: a apresentação de defesa escrita nos procedimentos disciplinares; mesmo antes da criação do “Código Disciplinar de 2003”. Direitos que não haviam, foram esculpidos, mesmo com as discussões acirradas com os coronéis da época nas comissões da Assembleia Legislativa para a chegada do “Novo Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará de 2006”. Na época da criação da Aspramece, as entidades congêneres que eram voltadas apenas para “clube de lazer”, a saber: piscina , baião de dois e peixe assado; passaram a terem outra visão e, da necessidade de acompanhar a Aspramece" afirmou o fundador e presidente da entidade P. Queiroz
Nesses 20 anos a evolução na qualidade de vida e na melhoria dos meios de trabalho é flagrante se comparado com as duas décadas passadas! Houve muitos momentos de aflição que a entidade passou, para obter esse, mínimo de dignidade humana desses homens e mulheres que acreditam na Aspramece dando suas contribuições pecuniárias! A remuneração que é condição essencial a sobrevivência de vidas, teve em situações muito pior do que hoje. Contudo, quase a dobramos entre os anos de 2011 a 2014.
A Aspramece agradece a todas e todos que de alguma forma direta e indireta deram suas contribuições para sua existência nesses 23 anos!