A Anaspra do qual Aspramece integra como uma entidade participante, trabalhou na aprovação da Lei Orgânica das policiais militares especialmente atuando junto ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, assim como com o relator da proposta o Senador Fabiano Contarato.
"Neste momento, quero reconhecer e agradecer dois protagonistas, que sem os quais a votação não aconteceria. O primeiro é o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, que teve o compromisso com as Instituições Militares, coordenou as articulações para a tramitação do projeto, e soube arbitrar, nos limites de sua competência, os caminhos para melhor superar os conflitos próprios de um projeto desta envergadura. O segundo é o Senador Fabiano Contarato, relator da matéria no Senado. Ele recebeu e suportou enormes pressões, vindas de todos os lados: Do Governo, da sociedade civil, das Forças Armadas e, claro, das próprias Instituições Policiais e Bombeiros Militares. Com responsabilidade e conhecimento soube conduzir o processo até a votação." Afirmou o ex-deputado federal Subtenente Gonzaga.
O projeto foi proposto ainda na época do Governo Fernando Henrique, e por muitos anos dormiu nas gavetas do congresso nacional, foi graças ao trabalho da Anaspra, junto com outras entidades militares e parlamentares da segurança pública que avançaram com o texto, retirando vários jabutis do caminho até a aprovação final do projeto.