100 pessoas são presas no Ceará, por dia, diz Elmano, que se preocupa com solturas de reincidentes

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), revelou em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares que, por dia, em torno de 100 pessoas são presas no Ceará. O número, segundo o gestor, engloba detidos em flagrante e suspeitos com mandados de prisão em aberto.

A promessa de Elmano é que "vamos prender ainda mais e precisamos da colaboração de todos os poderes e efetivamente as pessoas ficarem presas". O governador falou da preocupação com a soltura de reincidentes.

"Acabamos de ter um estudo de que pessoas que são foragidas, que praticaram homicídios, reincidentes, algo em torno de 20% têm sido soltas após entregarmos ao Sistema de Justiça", disse durante a entrevista concedida à TV Verdes Mares na manhã desta quarta-feira (9).

"Evidentemente tem situação de provas que o juiz se convenceu que não são suficientes, mas precisamos avançar muito. Vamos prender ainda mais e precisamos da colaboração de todos os poderes e efetivamente as pessoas ficarem presas... Estamos com negociação com o Judiciário buscando construir com o entendimento cada vez de maneira mais profunda e com informações mais robustas que determinadas pessoas não podem ser soltas. Não podemos prender 30 mil pessoas por ano e ao final ter algumas pessoas que são soltas" Governador do Ceará

Nesta quarta-feira, o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre o dono de uma extensa ficha criminal e apontado como autor de uma série de roubos em Fortaleza que foi preso novamente em flagrante no último dia 27 de junho, no bairro São João do Tauape e solto em audiência de custódia com tornozeleira eletrônica por conta da suspeita de ter sido torturado pelos policiais.

FACÇÕES CRIMINOSAS

Com mais de 1.200 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) registrados no Ceará nos primeiros meses de 2025, segundo Elmano, 90% dos homicídios no Estado "vêm da disputa de território de facções criminosas".

O gestor diz que atualmente em torno de sete organizações criminosas atuam no Ceará, mas não detalhou quais.

A reportagem do Diário do Nordeste noticiou matérias com a presença das seguintes facções com presença no Ceará: Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC), Guardiões do Estado (GDE), Terceiro Comando Puro (TCP), Sindicato do Crime, Família do Norte (FDN) e Tudo Neutro ou Massa Carcerária.

"Em alguns estados do Brasil, uma organização criminosa dominou tudo, então ela não disputa território com outra, porque ela já dominou tudo, no Ceará não é assim... Então 90% desses homicídios, infelizmente, é um jovem cearense que foi aliciado por uma organização criminosa, que vai a um território matar outro jovem que foi aliciado por outra organização criminosa" Elmano de Freitas

Para coibir os ataques, o governador cita a expansão do policiamento ostensivo "para ter mais condições de ter presença de Polícia" e a integração com as Guardas Municipais.

Segundo Elmano de Freitas, 80 municípios do Ceará têm Guarda, 60 não informaram se têm ou não e 40 não têm. Elmano falou também sobre a possibilidade de um 'kit colaboração' que podem incluir arma letal ou não-letal para "colaborar com a estrutura da Guarda Municipal".

Compartilhe com os amigos!