Vacinação contra Covid-19 começa hoje no Brasil, Ceará recebe mais de 200 mil doses

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará terá início às 17h desta segunda-feira (18), conforme anunciou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O primeiro lote com 218 mil doses da Coronavac tem previsão de chegar ao Estado às 14h. O carregamento saiu do Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, Guarulhos (SP), nesta manhã.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas foram distribuídas igualitariamente, tendo em conta a população de cada estado, de modo que cada pessoa vacinada terá que tomar duas doses de cada vacina para que faça o efeito correto. Nesse primeiro momento a vacina é do instituto Butantan, e serão mais de 6 milhões de doses para todo o país, com a expectativa de até sexta-feira (22/01), a chegada de mais 2 milhões de doses da vacina de Oxford, que no Brasil está sendo feita em parceria com Fiocruz.

Com esse primeiro lote, serão vacinadas 109 mil pessoas, já que cada pessoa precisa receber duas doses para ser imunizado.

De acordo com o plano de vacinação do Estado, os primeiros a serem imunizados serão profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho.

Outros grupos pertencentes a Fase 1, como idosos acima de 75 anos e população indígena, serão vacinados na medida que cheguem mais doses do imunizante, nas próximas semanas.

Distribuição para os municípios
O repasse das doses aos municípios será feito por aviões, helicópteros e caminhões, em seis rotas aéreas e duas terrestres, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Além da Capital, os pontos estratégicos de distribuição contemplam 20 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uso emergencial da vacina (Coronavac), produzida pela Sinovac, e do imunizante produzido pela Universidade de Oxford durante reunião neste domingo (17). São as duas primeiras vacinas contra a Covid-19 com autorização para uso no País.

Compartilhe com os amigos!