Durante sua participação no congresso realizado em Cuiabá, o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), P. Queiroz, destacou a importância da união entre federações nacionais e entidades representativas de servidores públicos na defesa das carreiras de Estado e do serviço público como um todo.
Em sua intervenção no púlpito, Queiroz chamou atenção para o desafio de superar a polarização política que se acentuou no país nos últimos anos e que, segundo ele, tem dificultado a construção de consensos em torno de pautas essenciais, como a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32).
“Questionei a Deputada federal Gisela Simona (União Brasil) que participou do painel sobre como poderíamos desmistificar essa divisão entre esquerda e direita, e buscar uma união capaz de derrotar essa proposta que ameaça o serviço público. Desde 2018, o Brasil acabou criando dois lados, como acontece nos Estados Unidos, e isso tem travado debates importantes”, explicou.
Segundo o presidente da Aspramece, a parlamentar reconheceu a dificuldade do cenário, mas reforçou que o diálogo pedagógico e a comunicação clara sobre os impactos negativos da proposta podem sensibilizar parlamentares e a sociedade.
Pedro Queiroz ressaltou ainda que sua fala foi bem recebida pelos participantes do congresso, que consideraram pertinente o chamado à união suprapartidária em defesa dos servidores e do fortalecimento das instituições públicas.