Outubro Rosa: Aspramece na luta e conscientização na prevenção do câncer de mama

Outubro é um mês dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama e da saúde da mulher no Brasil. As principais capitais iluminam seus pontos turísticos com a cor rosa, que simboliza a campanha.

A mensagem original do Outubro Rosa se voltava para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. E sim: até hoje isso segue muito importante, até porque dados do Instituto Nacional de Câncer estimam 66.280 novos casos só em 2020.

Durante a campanha são abertos diversos canais de discussão sobre o assunto. Mulheres que já sofrem com a doença também tem a chance de dividir essa experiência com outras mulheres como forma de apoio e conscientização.

A Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece) tem a missão institucional de informar e prestar assistência social através da informação e de nossa parceria com instituições de saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequado são possíveis reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Evidências científicas sobre a relação entre alimentos, nutrição, atividade física e prevenção de câncer podem ser consultadas no documento: Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global. Um resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira.

 

Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Compartilhe com os amigos!