Crimes de roubo resultaram na morte de pelo menos 166 pessoas, no Ceará, entre os anos de 2021 e 2025, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). A vítima mais recente foi a engenheira de pesca Tâmara Patrícia Rema Andrade, de 63 anos, morta na "Casa do Papai Noel" (como era conhecida a residência da família dela), em Fortaleza, na última quinta-feira (7).
O Painel Estatístico da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS, totaliza 543 vítimas de latrocínios (roubos que resultam em mortes), entre 2015 e 2025.
A estatística mostra que, nesse período, os anos de 2016 e 2017 registraram o pico de latrocínios: 88 casos, em cada ano. Já o ano de 2023 teve o menor número de crimes: 24 mortes (redução de 45,4% com relação ao ano de 2022). Em 2024, o índice voltou a subir, com variação de 70,8%.
A Secretaria da Segurança Pública ressaltou, em nota, que "como resultado do intenso trabalho contínuo realizado pelos agentes das Forças de Segurança, o Ceará registrou, de janeiro a junho deste ano, uma redução de 55,5% no número de latrocínios (roubos seguidos de mortes). Foram registrados 12 casos nos seis primeiros meses deste ano; já no mesmo período do ano passado foram 27 casos. Em Fortaleza, a redução dos roubos seguidos de morte foi de 64,3%; com cinco casos de janeiro a julho deste ano e 14 registros no mesmo período do ano passado" (confira a nota na íntegra abaixo).
No ano corrente, 12 pessoas foram mortas em roubos, em todo o Estado, entre janeiro e junho (primeiro semestre), segundo o Painel da Supesp. Outro latrocínio foi registrado em julho deste ano, no Município de Forquilha, no Interior do Ceará, conforme o Boletim Mensal da SSPDS (que ainda não teve os dados consolidados).
Com a morte de Tâmara Patrícia já neste mês de agosto, o número de latrocínios chega a 14, em 2025. A maioria das vítimas é homem (nove pessoas mortas) e tem entre 30 e 50 anos (oito vítimas). A Capital tem o maior número de ocorrências entre os municípios: seis crimes.
Confira as vítimas de latrocínios em 2025:
Mulher, 35 anos, morta em um assalto em Juazeiro do Norte, no dia 1º de fevereiro;
Mulher, 20 anos, morta em um assalto em Banabuiú, no dia 16 de fevereiro;
Homem, 32 anos, morto em um assalto em Fortaleza, no dia 21 de fevereiro;
Homem, 30 anos, morto em um assalto no Eusébio, no dia 22 de março;
Homem, 46 anos, morto em um assalto em São Benedito, no dia 8 de abril;
Mulher, 30 anos, morta em um assalto em Maracanaú, no dia 12 de abril;
Homem, 48 anos, morto em um assalto em Fortaleza, no dia 14 de abril;
Homem, 37 anos, morto em um assalto em Fortaleza, no dia 17 de abril;
Homem, 44 anos, morto em um assalto em Fortaleza, no dia 25 de maio;
Homem, 22 anos, morto em um assalto em Aquiraz, no dia 10 de junho;
Homem, 55 anos, morto em um assalto em Fortaleza, no dia 19 de junho;
Mulher, 73 anos, morta em um assalto em Cariré, no dia 26 de junho;
Homem, 89 anos, morto em um assalto em Forquilha, no dia 5 de julho;
Mulher, 63 anos, morta em um assalto em Fortaleza, no dia 7 de agosto.
Os dados da SSPDS também revelam que os três últimos latrocínios registrados no Ceará tiveram idosos como vítimas. Além da engenheira Tâmara Patrícia Rema Andrade, foram mortos uma mulher de 73 anos, em Cariré, no dia 26 de junho deste ano, e um homem de 89 anos, em Forquilha, no último dia 5 de julho.
O idoso de 89 anos era conhecido como 'Chico de Mel'. Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), quatro dias após o crime. Na fuga da Polícia, o suspeito tentou se esconder em um matagal e agrediu a própria companheira, mas acabou sendo capturado.
"Com várias passagens pelo crime de furto, equipes da Delegacia de Forquilha localizaram e prenderam o suspeito. Com base no que foi apurado no dia dos fatos, o indivíduo, que já conhecia a vítima, teria se aproveitado para pedir um copo de café na casa do idoso, momento em que atacou a vítima com um objeto contundente. O idoso não resistiu a gravidade das lesões e morreu no local. Panelas e outros objetos foram subtraídos no local", relatou a Polícia Civil, em publicação.