Justiça absolveu até agora 198 policiais denunciados no movimento de 2020

A Vara da Auditoria Militar absolveu sumariamente 198 policiais militares denunciados por envolvimento no movimento paredista em fevereiro de 2020, conforme dados do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). Os casos de arquivamento se referem a vários tipos de situações, mostrando um exagero no número de denunciantes abertos como participes do movimento de 2020.

O próprio promotor de Justiça Militar Sebastião Brasilino de Freitas Filho, reconhece que foram muitos processos aberto em relação ao caso, em um primeiro momento, diz o promotor, era sua obrigação apresentar a denúncia, já que “não é concebível à luz do Direito Militar”, por exemplo, “uma viatura militar ser entregue”. Mas, caracterizada a falta de dolo, com as devidas justificativas, a própria promotoria militar entende por bem a absolvição dos acusados, diz o promotor.

Ele ainda afirma que as denúncias tiveram “caráter pedagógico” para que, caso venha a ocorrer outro movimentos parecidos, os militares entendam que podem ser responsabilizados caso não reprimam o movimento paredista.

Mais de 500 policiais militares foram denunciados, o que não se leva em conta o tipo de pressão que essas pessoas denunciadas sofreram, até promoções são impedidos por causa de ações como essa, então tornar exemplo não é o caminho ideal para isso.

Compartilhe com os amigos!