7 de setembro: Comemoração da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é celebrada no dia 7 de setembro – dia da emancipação brasileira do Reino de Portugal no ano de 1822, às margens do Rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo.

De acordo com a história do Brasil, o Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um Rei ou Imperador.

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que D. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Sendo considerado um dos marcos fundador, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada.

O intuito da comemoração é manter na memória do povo a importância deste fato. Atualmente, na data da Independência do Brasil, as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militar brasileira – Exército, Marinha e Aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público como forma de homenagem.

 

Fonte: Calendarr Brasil e Brasil Escola/Uol

Compartilhe com os amigos!