Nessa quarta-feira, 12 de março, foi publicada no *Diário Oficial da União a Lei nº 19.183, que oficializa o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais do Ceará. Essa conquista é resultado direto da luta unificada das categorias, que, com mobilização e persistência, garantiram avanços em defesa dos direitos dos trabalhadores.
A publicação da lei representa um importante passo para a valorização dos servidores, fruto do esforço coletivo e da organização das entidades representativas. Seguiremos firmes na defesa de melhores condições de trabalho e de novas conquistas para toda a categoria.
Lembrando que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou em regime de urgência na semana passada, a mensagem do governador Elmano de Freitas (PT) que garante o reajuste salarial dos servidores públicos, militares, autarquias e fundações públicas em 5,83%.
A aplicação da revisão será de 4,83% retroativo a janeiro e será acrescido um ponto percentual, totalizando 5,83%, a partir de 1º de setembro de 2025, representando ganho real acima da inflação desde a data.
O Governo estadual estima que a medida impacte em mais de R$ 800 milhões beneficiando em torno de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. O Executivo chegou nos valores após negociações com sindicatos da categoria.