Notícias começam a surgir de uma possível terceira onda na europa, de acordo com o site da Jovem Pan, Três quartos da população italiana voltaram a viver em lockdown nesta segunda-feira, 15. Um dos países mais afetados da Europa pela pandemia do novo coronavírus, a Itália aplicou novas restrições que serão válidas até o dia 6 de abril em todas as regiões do país com mais de 250 casos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Dessa forma, deverão permanecer fechadas todas as escolas, os restaurantes, os bares e os outros comércios considerados não essenciais, ao mesmo tempo em que a população fica proibida de sair de casa a não ser para trabalhar, ir ao mercado, à farmácia ou ao médico. O motivo dessa 3° onda é a falta de vacinas na Europa.
No Ceará estamos passando pela 2° onda do Covid, e a questão da vacinação e uma das preocupações, no total foram 602.702 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que foram aplicadas até terça-feira (16). Um total de 425.318 mil cearenses receberam a primeira dose e 177.384 mil já foram imunizados com o reforço. O Ceará já recebeu até hoje (18/03) cerca de 992.400 doses do imunizante.
Para vacinar toda a população de 9,1 milhões de habitantes de acordo com o senso do governo, seriam precisos 18,2 milhões de doses, o aplicado atualmente equivale a cerca de 5% da população, muito aquém do esperado.
Lembrando que as pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e maiores de 18 anos têm até o dia 27 de março para efetuar a inserção dos dados no Cadastro Estadual de Vacinação, disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na plataforma Saúde Digital. O cadastro servirá como um censo integrado com os municípios cearenses.
A Sesa informa que, apesar de o cadastro estar disponível para pessoas de 18 a 59 anos, o plano de vacinação segue as recomendações de imunizar inicialmente os quatro primeiros grupos. A população cearense pode tirar dúvidas sobre o cadastro por meio do telefone: 0800 275 1475.
Fonte: Sesa, Jovem Pan e Governo do Estado do Ceará