Um bebê de aproximadamente um mês de vida foi socorrido por integrante do 16º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) após se engasgar com leite materno. A ocorrência foi registrada na quinta-feira, 22, no bairro Barroso, em Fortaleza.
A mãe da criança correu em direção à viatura ao notar o engasgo, segurando o bebê nos braços. Na ocasião, a mulher relatou que, seguindo a ingestão do leite, o pequeno estaria com as vias aéreas obstruídas.
Os policiais, que terminavam uma abordagem no local, realizaram o atendimento emergencial. Uma PM sustentou a criança no colo para a aplicação da manobra de Heimlich, restabelecendo a respiração do bebê.
“Durante o serviço, lidamos com situações complexas e emergenciais, mas poder salvar uma vida é extremamente gratificante. Este foi o segundo recém-nascido que consegui salvar”, relatou a policial.
Os profissionais de segurança orientaram a mãe a procurar uma unidade de saúde para que o recém-nascido seja avaliado por médicos e tenha o acompanhamento clínico adequado.
A manobra de Heimlich, usada na desobstrução das vias aéreas, pode ser ligeiramente diferente no caso de bebês. Segundo informe da PMCE, a ação deve ser feita “com toques precisos nas costas e no peito do bebê”, para a expulsão do que estiver impedindo a respiração, como leite, saliva ou objetos.
Fonte: O Povo