Comando da PMCE homenageia policiais militares por ato de bravura e heroísmo

Como forma de homenagear os policiais militares que se destacaram com atos de heroísmo e bravura no decorrer da vida militar, a Policia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Coronel Comandante Geral, Márcio Oliveira, entregou a medalha de Bravura Tiradentes. Foram agraciados na ocasião, cinco PMs: Tenente Coronel Abércio da Silva, Subtenente Mílton Filho, Cabo Allan Christiann, Cabo Alexandre Dantas e o soldado Welson Gomes. O momento aconteceu na tarde de hoje, 22, no Quartel do Comando Geral.

“Esses policiais homenageados patrocinaram, no decorrer de sua carreira, ações exitosas, positivas e que, sem dúvida, merecem destaque. Considero essa medalha uma das mais importantes da PMCE, ela enaltece aqueles policiais que, com ato de audácia, heroísmo e coragem, realizaram feitos que o tornaram destaque positivo. Que esse momento sirva de incentivo para os demais integrantes da Corporação, para que ações como essas possam ser multiplicadas no seio da tropa e elevar, ainda mais, o nome da Corporação”, afirmou o Coronel Comandante Geral, Márcio Oliveira.

Medalha de Bravura Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, fez parte do regimento de cavalaria de Minas Gerais como alferes e é considerado patrono cívico do Brasil e das policias militares por sua conduta exemplar de amor à pátria e atos heroicos, razão essa pela qual foi criada a comenda titulada com seu codinome, medalha de Bravura Tiradentes. Concedida com base no Decreto nº 013.116, de 26 de janeiro de 1979, a comenda vem acompanhada de um diploma, cuja concessão é feita após apreciação do mérito, realizada pela comissão de promoção e medalhas, e/ou outras autoridades devidamente delegadas pelo Coronel Comandante Geral da Polícia militar do Ceará (PMCE) e após ser submetida a proposta à aprovação do comando, a medalha é entregue em ato solene.

 

Relembre caso a caso:

1- TENENTE CORONEL QOPM JOSÉ ALBÉRCIO PEREIRA DA SILVA
No dia 22 de setembro de 2007, quando o então capitão Albércio estava a serviço pela Força Nacional de Segurança Pública, no estado do Rio de Janeiro, e, ao realizar a manutenção da torre de rádio comunicação do bairro Sumaré, foi surpreendido por, aproximadamente, oito homens armados de pistola e fuzil. Ao perceberem a presença da composição, os suspeitos disparam contra os militares. Imediatamente, o oficial desembarcou e se posicionou de forma estratégica e revidou a injusta agressão. Como resultado da ação foram presos dois criminosos e apreendidas 26 granadas, uma pistola nove milímetros, um rádio comunicador, seis motos e objetos roubados pelo grupo criminoso.

2- SUBTENENTE PM FRANCISCO MÍLTON CARDOSO FILHO
No dia 18 de fevereiro de 2009, de serviço na capital pelo Batalhão de Polícia de Rondas de Ações Intensiva e Ostensivas (BPRaio), o então soldado Milton Filho, estava à frente do quartel e percebeu quando uma senhora desceu correndo de um ônibus e avisou que dentro do coletivo havia dois homens armados praticando roubo. De imediato, o policial subiu no veículo e constatou a veracidade da situação. Na ocasião ele percebeu que, também, havia uma refém com o criminoso. Assim, de forma rápida e corajosa, o praça analisou a melhor estratégia, e conseguiu pegar a arma de fogo utilizada pelos criminosos. Ainda, entrou em luta corporal com o homem que estava com a refém, conseguindo o imobilizar e realizar a prisão sem que ninguém ficasse ferido.

3- CABO ALLAN CHRISTIANN PEREIRA SALES
No dia 27 de setembro de 2017, de folga, o cabo Christiann, a caminho do fórum, percebeu quatro homens suspeitos em um carro e começou a acompanhar o veículo. De imediato, ligou para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e informou sua localização. Os homens, ao perceberem que estava sendo seguidos, aceleraram. Mais a diante, os suspeitos abandonaram o veículo e invadiram um shopping, rendendo um funcionário e subtraindo outro veículo. Abrigado, o cabo Christiann deu voz de parada aos acusados, que se renderam e foram presos.

4- CABO PM JOSÉ JAILSON ALEXANDRE DANTAS
No dia 12 de janeiro de 2020, de folga, o então soldado Alexandre estava em uma barraca de praia, no Porto das Dunas, em Aquiraz, e, ao chegar na faixa de areia, avistou alguns banhistas acenando para dentro do mar e apontando para duas mulheres que estava se afogando. De imediato, foi procurar um material para auxiliar no resgate e, com ajuda de um pedaço de isopor, conseguiu salvar com vida as duas banhistas. Ao chegar na areia notou que uma das vítimas estava convulsionando e prestou os primeiros socorros, necessários para o resgate com vida.

5- SOLDADO PM WELSON GOMES DA SILVA
No dia 22 de julho de 2020, em patrulhamento pelo bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, avistou um imóvel em chamas. De imediato, o soldado W Gomes entrou na casa, resgatou três crianças e voltou para socorrer uma quarta vítima, uma senhora de idade debilitada. Subiu no segundo andar do imóvel e, carregando nos braços, conseguiu salvar a idosa. Ao voltar para o serviço se sentiu mal por ter inalado significativa quantidade de fumaça tóxica. Devido ao seu ato heroico, ele precisou ser encaminhado para uma unidade hospitalar, sendo estabilizado e entubado, ficando internado por um tempo em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte: Policia Militar do Ceará

Compartilhe com os amigos!