Cinco pessoas moradoras do município de Independência, no interior do Ceará, foram resgatadas sem ferimentos de uma área que ficou isolada após o rompimento de uma barragem particular neste domingo, 19. Eles foram retirados com a ajuda do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Além das pessoas, dois cachorros foram salvos do local.
O tutor dos animais é Antônio Ferreira da Silva, 74, que também foi resgatado, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Ele teria se negado a sair do local da enchente sem os bichos.
Conforme o órgão, as vítimas estavam plantando na roça da comunidade rural de Jucás quando o sangradouro rompeu parcialmente, alagando o local. Três pessoas teriam conseguido sair nadando e as outras precisaram ser retiradas por helicóptero.
O governador Elmano de Freitas publicou nas redes sociais que além da aeronave da Ciopaer, militares do Corpo de Bombeiros com botes e equipamentos de mergulho; policiais militares da Patrulha Rural, Força Tática e Policiamento Ostensivo Geral; e médicos do Samu foram acionados para a ocorrência.
As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros ajudaram ainda a retirar bens materiais da população atingida, como motos e bicicletas.
“Nossas equipes da Secretaria da Proteção Social estão em contato com o município para avaliar a necessidade de auxílio aos moradores atingidos pela enchente. Minha determinação é para que seja disponibilizado tudo o que for necessário em apoio às famílias que precisarem”, disse.
Chuvas de janeiro já influenciam no volume de açudes
fim de semana foi de chuva em diversas regiões do Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Das 7 horas do sábado, 18, até as 7 horas do domingo, 19, choveu em 117 municípios. A maior chuva ocorreu em Quiterianópolis, com registro de 151 milímetros (mm), no Sertão Central e Inhamuns.Outras quatro cidades tiveram chuvas com mais de 100 mm: Crateús (101 mm), Tarrafas (105 mm), Tauá (108 mm) e Aurora (150 mm).
Fonte: O Povo