O Ceará começou o mês de maio com uma média de 10 homicídios por dia, conforme apurações com uma fonte da área policial. Foram 110 assassinatos registrados nos 11 primeiros dias do mês. Somente no último domingo, 11, foram 15 homicídios registrados. Três desses crimes ocorreram em Fortaleza. No bairro Messejana, um corpo com lesões de disparos de armas de fogo foi encontrado no começo da manhã.
Até o último dia 20 de abril, mais recente atualização disponibilizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a média era de 7,9 assassinatos por dia.
As estatísticas consolidadas para o mês de maio ainda não foram publicadas pela SSPDS. Nesta quarta-feira, 14, a pasta irá divulgar os dados, assim como os resultados do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp).
Estabelecido em fevereiro último, será a primeira vez que a SSPDS divulgará os resultados do programa, que prevê até R$ 6 mil de gratificação por ano para os agentes de segurança caso as metas definidas sejam alcançadas.
Durante à tarde, um homem foi assassinado em um supermercado localizado na avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Mondubim. Na ação, outra pessoa ficou ferida. Um suspeito do crime foi preso nessa segunda-feira, 12, no bairro José Walter.
Já à noite duas pessoas foram baleadas na Areninha do Sítio São João, localizada no bairro Jangurussu, e uma morreu. Nos casos de Messejana e Jangurussu, ainda não há suspeitos presos.
Também foram registrados assassinatos em Pacatuba, Caucaia, Sobral (2), Itapipoca, Itatira (2), Pentecoste, Quixadá (2), Senador Pompeu e Juazeiro do Norte.
Até o último dia 20 de abril, 749 homicídios foram registrados no Ceará neste ano. É uma redução de 28,25% comparado ao mesmo período do ano passado, quando 1.044 homicídios foram registrados.
Fonte: O Povo