Câmeras nas fardas de PMs no Ceará 'é uma determinação do governador', diz titular da SSPDS

A instalação de câmeras corporais (body cams) nos uniformes de policiais militares no Ceará está prevista para começar a acontecer ainda em 2023. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (4), o secretário da Segurança Pública estadual, Samuel Elânio, afirmou que a medida "é uma orientação, determinação do governador".

Nessa segunda-feira (3), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) tratou sobre o mesmo tema junto ao secretário da Administração Penitenciária do Estado (SAP), Mauro Albuquerque. Após reiteradas denúncias de torturas sofridas por internos no Sistema Penitenciário, ficou decidido que os policiais penais devem ser os primeiros a usarem as 'body cams'.

Com relação a PM, Samuel Elânio explica que não há data exata para começar a instalação: "a aquisição propriamente dita, como tem a licitação, não temos uma data, mas acredito que até o decorrer do fim do ano teremos algumas câmeras para serem utilizadas. Via de regra testaremos em determinados grupos da Polícia Militar", disse.

"Já repassei para a Casa Civil o estudo feito pela Polícia Militar do Ceará para que a gente consiga dar andamento da melhor forma e como vai ser implementado isso. aproveitando que a SAP já vinha em testes com essas câmeras, talvez a gente aproveite a mesma tecnologia" SAMUEL ELÂNIO - Titular SSPDS Ceará

A Aspramece já trouxe vários estudos mostrando que não e uma solução que demonstra efeitos práticos em relação a diminuição da criminalidade, pelo contrário deixo o policial mais temeroso de fazer o seu serviço de forma correta, e acaba tendo o efeito contrário.

Compartilhe com os amigos!