Hoje, se comemora o Dia Nacional do Salva Vidas, a data coincide com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar. No dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.
1 dia antes dessa data especial, uma Guarnição de Mergulhadores e Resgate do Corpo de Bombeiros do Ceará realizou o salvamento de cinco pessoas de uma mesma família que estavam se afogando na Praia da Leste-Oeste, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. A ocorrência foi registrada na tarde deste domingo (27).
Segundo o subtenente Francisco José Souza, as cinco pessoas estavam bem distantes da faixa de areia. Dentre elas, três eram crianças, sendo uma menina de 12 anos, e dois meninos de 9 e 10 anos. Os outros dois eram os pais das crianças, de 35 e 27 anos.
Quando os agentes perceberam o problema, entraram no mar e conseguiram resgatar todos eles. Surfistas também auxiliaram nos trabalhos.
Ainda conforme subtenente, Francisco José Souza, nenhum dos banhistas teve danos graves. Apenas a menina de 12 anos precisou ser levada para um hospital da capital, mas passa bem.
A Aspramece parabeniza todos os Salva-vidas e Guarda-vidas, especialmente os que integram o grupo de salvamento do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará pelo seu dia, assim como congratula essa equipe que conseguiu salvar essa família em Fortaleza